top of page
IMG_4827.PNG
IMG_4827_edited.png
IMG_4761 2.PNG

ÉMILE JAQUES-DALCROZE
(SUÍÇA, 1865-1950)

  Emile Jacques Dalcroze foi o precursor dos chamados métodos ativos na área da educação musical. Se tornou mundialmente conhecido a partir da década de 1930, influenciando toda uma geração na primeira metade do século XX. Foi criador de um sistema de ensino de música baseado no movimento corporal expressivo, sobretudo, pela interação entre o corpo e a mente no processo de aprendizagem musical.  

  Dalcroze frequentou o Conservatório de Música de Genebra e dirigiu a orquestra de Vaudeville na Argélia. O período que esteve estudando em Viena foi importante para a criação do método de ensino, pois, já na etapa final de sua formação, percebe um declínio de suas faculdades sensíveis. 

​ Atento às mudanças que ocorriam no campo das artes, não se conformava com a maneira mecânica e estéril com que seus alunos aprendiam música. Então, propôs exercícios que fizessem com que o aprendizado passasse pela experiência corporal, desenvolvendo sua metodologia de ensino musical baseado nos métodos ativos. 

 Dalcroze cria diversas atividades que estimulam a consciência rítmico-corporal. Incentiva através  do movimento corporal, que deverá estar relacionado à música, a percepção da consciência rítmica individual, diferente em cada ser humano. Dalcroze propunha ao aluno experimentar e sentir para somente depois dizer “eu sei”. Para ele, a fusão entre a música e o gesto é essencial e, em sua metodologia, propõe o rompimento da dicotomia corpo-mente. Coloca o aluno como protagonista no processo de construção de seu conhecimento. A pedagogia criada por Dalcroze foi, inicialmente, conhecida como ginástica rítmica e, posteriormente, Rítmica ou Euritmia. 

  Dalcroze nasceu em Viena, 6 de julho de 1865, na Áustria, mas se mudou para Genebra, na Suíça aos seis anos e faleceu aos 84 anos. Em 1915 foi fundado o Instituto Émile Jaques-Dalcroze, em Genebra, que continua sendo um importante centro de formação de professores.O estudo de sua metodologia também está presente nos conteúdos programáticos e ementas das disciplinas didáticas dos currículos de Licenciatura em Música e de outras áreas, como a Dança, o Teatro e a Educação Física.  

 

“Eu me pego sonhando com uma educação musical na qual o corpo faria ele mesmo o papel de intermediário entre os sons e nossos pensamentos, e se tornaria instrumento direto dos nossos sentimentos.” (Jaques-Dalcroze)

bottom of page