Aula:Intensidade do som
Nesta aula, exploraremos o fascinante tema da intensidade sonora através de divertidas atividades. Após a nossa acolhedora música de boas-vindas, iniciamos as explicações sobre o conceito de intensidade do som.
Professor: "Vocês já perceberam quando a mamãe pede para abaixar ou aumentar o volume da televisão? Isso é o que os músicos chamam de intensidade sonora, quanto mais alto, mais intenso."
Em seguida, realizamos um experimento de regência, onde, ao levantar as mãos, os alunos cantam mais alto, e ao abaixar, o som da voz fica mais suave, demonstrando a variação da intensidade. Após essa dinâmica, entoamos uma canção com ajuda do violão:
**INTENSIDADE**
C G F G C
Intensidade é a propriedade do som ser forte ou fraco
C G F G C
Intensidade é a propriedade do som ser forte ou fraco x2
C G C
O volume do som pode ser forte, bem forte, mais forte
C G C
O volume do som pode ser fraco, bem fraco, mais fraco. x2
Ao término dessa canção, explicamos a dinâmica da brincadeira do Gigante e do Gnomo. Quando a música menciona que o gigante tocou seu tambor, os alunos batem palmas com força, e quando o gnomo toca o seu tambor, batem palmas suavemente:
**O GIGANTE**
C G (Pausa)
O Gigante tocou o seu tambor
F G C (Pausa)
Com que força ele tocou o seu tambor?
C G (Pausa)
O Gigante tocou o seu tambor
F G C (Pausa)
E muita gente muita gente se assustou
O Gnomo tocou o seu tambor
Com leveza ele tocou o seu tambor
O Gnomo tocou o seu tambor
E ninguém e ninguém se incomodou
Para concluir, realizamos a brincadeira do Chorá Mané, similar ao passa anel, porém com uma criança virada para a parede simulando o choro do Mané. Enquanto a música toca e as crianças passam o anel de mão em mão, o professor aumenta ou diminui o volume, indicando a proximidade do anel até que a criança encontre. A criança que estiver com o anel será a próxima a procurar.