top of page
IMG_4827_edited.png
IMG_4827.PNG

Aula:Graves e agudos

Damos início à nossa rotina com uma calorosa canção de boas-vindas. Nesta aula, mergulharemos no fascinante mundo das ondas sonoras. Para isso, começamos com uma conversa em círculo, onde explicamos de forma acessível que o som viaja em ondas invisíveis. Hoje, porém, teremos a oportunidade de visualizar essas ondas e para isso, utilizando um tablet, vamos assistir a um breve vídeo antes de realizarmos nosso experimento.

No vídeo, podemos observar as representações das ondas sonoras criadas pelos cientistas do som, utilizando a ajuda de computadores para ilustrar esse fenômeno.

 

Material

Captura de Tela 2024-04-15 às 16.31.09.png
Captura de Tela 2024-04-15 às 16.28.27.png
Captura de Tela 2024-04-15 às 16.30.28.png
Captura de Tela 2024-04-15 às 16.29.59.png
Captura de Tela 2024-04-15 às 16.41.57.png

Desenvolvimento

Após essa introdução às ondas sonoras, partimos para o experimento. Consiste em colocar uma pequena caixa de som dentro de um pote de vidro, prendendo-a com alguns elásticos. Em seguida, espalhamos sal sobre uma película esticada sobre o topo do pote e ligamos o som, explorando uma variedade de frequências, desde as mais graves até as mais agudas, observando os padrões gerados pelos movimentos do sal. Ampliamos o experimento ao adicionar sons de diferentes instrumentos, como bateria, trompete, flauta, entre outros.Para finalizar, convidamos os alunos a soltarem o corpo e a participarem de uma brincadeira de pular as ondas sonoras, utilizando uma corda esticada. Com uma pessoa em cada extremidade da corda, agitando-a rente ao chão, os alunos são incentivados a pular as "ondas". Logo, a brincadeira se transforma em um novo desafio, onde os alunos são convidados a passar por baixo da corda, acompanhados por uma música ao vivo, seja no violão ou na percussão. Por fim, utilizamos instrumentos de percussão para criar algumas melodias, encerrando a aula em um relaxamento ao som de música lenta.

bottom of page